quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Endometriose – o mal da mulher moderna (via @tpmulheres)

Esse post é original do blog: Tramado por Mulheres (http://tpmulheres.net/) e é de autoria da Raquel Coelho Prates, e trata de um assunto de suma importância para a saúde feminina a "Endometríose". Como a própria Kel disse no Twitter "isso não é só pra menininhas não... meninos precisam saber pra alertar suas namoradas/esposas" por isso vale muito a leitura:
Como alguns sabem, recentemente me submeti a uma videolaparoscopia. Uma cirurgia por vídeo com o intuito de diagnosticar possíveis problemas. A suspeita inicial do médico era a Endometríose.
Hoje, após a cirurgia, eu sei que não tenho Endometriose. Mas até ter certeza disso acabei lendo muito sobre o assunto e percebi como é pouco falado e pouco divulgado sobre esse problema que atinge milhares de mulheres.
Ser mulher não é nada fácil. Existem muitas coisas que afetam o nosso sistema reprodutivo e a endometriose é apenas uma delas.
Mas, o que é importante saber sobre a Endometriose?
A palavra Endometriose vem do grego e significa “doença dentro do útero”, mas a Endometriose nada mais é do que a proliferação da mucosa uterina fora do seu lugar habitual.

A endometriose é uma doença que ocorre quando a camada que reveste o útero, chamada de endométrio, cresce em lugares onde não deveria. Durante a ovulação, o endométrio cresce para se preparar para uma possível gravidez. Se a mulher não engravida, este tecido se desmancha, e ocorre a menstruação. Só que em algumas mulheres, parte do sangue atravessa as trompas e se acumula no organismo, formando nódulos. Os lugares mais comuns para o crescimento anormal do endométrio, são os ovários, atrás do útero, intestinos e bexiga.
Um dos médicos com quem me consultei me falou de casos até de pacientes com focos de endometriose no pulmão e no cérebro. O que é bem raro e ainda não tem uma explicação, mas pode acontecer.
Aproximadamente 15% das mulheres brasileiras entre 15 e 45 anos sofrem de Endometriose.
Dizem que a Endometriose é o mal da mulher moderna por que hoje em dia as mulheres demoram mais pra ter filhos. Colocam estudos e carreira como prioridade e essa espera deixa a mulher mais suscetível à doença.
A verdadeira causa da endometriose ainda não foi descoberta. No entanto, há algumas teorias. Uma teoria afirma que acontece um retorno do tecido menstrual no abdômen e áreas pélvica. Outra teoria especula que a endometriose pode ser causada por fatores genéticos.
Estima-se que leva de 8 a 10 anos desde o aparecimento da doença até o diagnóstico.
O sintoma mais comum da endometriose é a cólica. Uma dor nas regiões pélvica, na parte inferior das costas e abdômen. A intensidade da dor não é proporcional à gravidade da doença. O médico me falou de pacientes sem dor que estavam em um estágio avançado da doença, enquanto outras com cólicas muito forte e com uma Endometriose moderada. Outro sintoma seria a dor durante ou após as relações sexuais. Há também relatos de dor forte ao evacuar ou urinar durante a menstruação. Um período menstrual longo pode ser também um sintoma de endometriose. Mulheres diagnosticadas com endometriose costumam ter dores intestinais e problemas gastrointestinais.
Por outro lado tem mulheres que não tem sintoma nenhum. Que só suspeitam ou descobrem que sofrem desse mal quando percebem que não conseguem engravidar. A endometriose é uma das três principais causas de infertilidade feminina, porém nem todas as mulheres com diagnóstico de endometriose tornam-se inférteis
O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia. No entanto, um diagnóstico de certeza só pode ser feito através da Videolaparoscopia.
A Videolaparoscopia é um procedimento pouco invasivo, onde um tubo com uma câmera é inserida no abdômen. O cirurgião pode então verificar se existe qualquer coisa fora do normal.
Infelizmente, ainda não há cura para a endometriose. Mas existem diferentes tratamentos disponíveis para controlar a dor e para resolver o problema da infertilidade. Para a dor os tratamentos possíveis seriam a medicação, a terapia hormonal e cirurgia.
Para a infertilidade, pode-se tentar a fertilização in vitro.
Para aquelas com endometriose moderada, na própria Videolaparoscopia é possível fazer a remoção precoce dos “tumores”.
Ter endometríose não é o fim do mundo mas, como todo problema, precisa ser tratada.
Caso tenha cólicas fortes ou está há um tempo tentando engravidar sem sucesso, converse com o seu médico para descobrir qual o melhor tratamento pra você.
Lembre-se que sua saúde é o que você tem de mais importante. Por isso cuide-se.

Bjocas da Lu Riva(^_^)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que linda a Mensagem de hoje que recebi... Não deposite nos ombros de ninguém a responsabilidade pela sua felicidade. Você é livre...