sexta-feira, 10 de julho de 2009

Tão longe e tão perto ...

Passeando pelo Twitter do Marcelo Tas encontrei uma série de reportagens feita para o UOL Ciência e Saúde chamada “O Mapa da Mina” que foi dividida em dois episódios um deles com o nome: “Xoxota essa desconhecida”.

É um vídeo que ilustra bem como as mulheres não conhecem sua vagina e como o órgão sexual feminino é visto como algo de “outro mundo” e até profano... Gostei muito quando o Tas fala que os cones para exercícios vaginais (ou seja: cones para pompoarismo) deveriam ser vendidos em farmácias, já que se tratava de saúde publica, mas para entender porque ele fez essa observação vocês precisam saber que no vídeo ele conversa com uma fisioterapeuta sobre exercícios vaginais e da dificuldade que algumas mulheres tem em encontrar seu “Ponto G” e até mesmo atingir o orgasmo, porém em nenhum momento ela se refere a estes exercícios como Pompoarismo ou até mesmo como sendo “Exercícios de Kegel” (terminologia da qual o Pompoar é tratado na literatura médica), uma pena ...

As pessoas deveriam falar de pompoarismo de forma mais aberta (inclusive valorizá-lo), e desmistificar a questão da vagina já que são exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar de forma fácil, além de prevenir a incontinência urinaria (problema também citado no vídeo) afinal o mesmo é uma técnica não só voltada para a questão sexual, mas também para a saúde e autoconhecimento. No oriente esses exercícios são passados de mãe pra filha de geração para geração com a finalidade de fortalecer o períneo e facilitar o parto normal, o que me fez recordar uma aluna que em um dos meus cursos comentou que sua avó dizia que para ela ter sua vagina sempre forte deveria pegar uma caixa de fósforos e jogar os palitos no chão, para então ficar de cócoras e tentar recolher os palitos uma vez por dia, até então não conhecia esse tipo de “técnica familiar” mais expliquei que esse exercício ajuda a tonificar a musculatura do períneo, mas que existem vários outros tipos e pensei comigo: “Que bom que ainda algumas mulheres ainda tentam passar seu conhecimento de geração para geração...”

Bom achei super valida a intenção do Marcelo Tas de mostrar de forma didática e descontraída algumas das dúvidas mais comuns sobre a anatomia feminina, porém isso mostra como nós mulheres ainda estamos longe de conhecer algo tão próximo de nós como nosso corpo.

Um comentário:

  1. ola, gostaria de saber como adquirir o cone com extensao graduada para o pompoarismo. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir

Que linda a Mensagem de hoje que recebi... Não deposite nos ombros de ninguém a responsabilidade pela sua felicidade. Você é livre...