segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Higiene íntima: cinco hábitos em favor da mulher

Cuidados sutis e na medida certa ajudam a eliminar odores e protegem a região genital feminina de problemas sérios:


1 – Acerte nas roupas: no dia a dia, esqueça aquelas lingeries confeccionadas com rendas e tecido sintético. Elas abafa os genitais, aumentando a temperatura, o suor, a gordura e a multiplicação de bactérias. O melhor é investir nas calcinhas básicas, de algodão. A boa e velha calça jeans também não favorece a ventilação genital. Procure alterná-la com saias e peças de tecido mais leve, especialmente nos dias quentes.


2 – Fazer depilação na medida: aparar os pelos pubianos reduz o acúmulo de resídus no local. Em compensação, a depilação, principalmente a mais cavada, induz o ressecamento e irritações, que também favorecem processos infecciosos. Evite qualquer método — cera ou lâmina — ao menor sinal de que ele não respeita sua sensibilidade. E, nas primeiras 24 horas após o procedimento, faça compressas com calmantes naturais, como água boricada e camomila.


3 – Só usar um bom papel higiênico: opte pelos mais macios, sem perfume nem corantes, que agridem menos a barreira cutânea. Na hora da limpeza, realize movimentos suaves, sempre no sentido da frente para trás. E não repita. Se precisar de mais papel, pegue um novo pedaço. Isso tudo para evitar a contaminação da vulva por resíduos microscópicos de fezes, cheias de bactérias que moram no intestino – e que, ali, mal não vão fazer, mas na vagina…


4 – Secar bem sempre: esse passo é fundamental, pois o excesso de umidade propicia condições perfeitas para a proliferação bacteriana. Depois do banho, utilize uma toalha de agodão, seca e limpa, de modo que absorva toda a umidade das reentrâncias, internas e laterais.


5 – Controlar o absorvente: subtitua os externos a cada quatro horas e o interno no prazo máximo de oito. A proteção também pode ser usada fora do período menstrual, especialmente por quem apresenta perda de urina. Mas atenção: nesse caso, prefira os produtos sem película plástica, que facilitam a ventilação e absorvem a umidade.


fonte: Revista Saúde


Bjocas da Lu Riva(^_^)!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que linda a Mensagem de hoje que recebi... Não deposite nos ombros de ninguém a responsabilidade pela sua felicidade. Você é livre...